ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO

domingo, 21 de setembro de 2008

CD COLETÂNEA DO ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO - VOL. 1










Na cena musical :
Apresenta:
CD Coletânea do Encontro Pernambucano de Coco – Vol.1
12 faixas – 12 grupos culturais


A idéia da produção do CD surgiu durante o 7º Encontro Pernambucano de Coco, em 2005, através da possibilidade do registro musical, ao vivo, dos 12 grupos do coco participantes do encontro - Selma do Coco, Dona Célia Coquista e as Filhas de Baracho, Coco de Umbigada, Lia de Itamaracá, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Fethxa, Coco Popular de Aliança, Boi Estrela, Coco do Mestre Dié, Coco Renascer, Toadas de Pernambuco e Coco do Mestre Goitá, o intuito da proposta era a preservação e memória da cena do coco de roda pernambucano, proporcionados pelo festival. O CD máster produzido naquele momento contou com a inclusão de uma música de cada grupo e teve o apoio do FUNCULTURA-PE, através da Fundarpe.


Em 2007, o projeto foi selecionado e aprovado pelo Edital BNB Cultural 07/08, através do Banco do Nordeste possibilitando a produção das 2.500 replicações (cópias) e a produção final do disco. A execução envolveu diversas pesquisas para a produção do encarte. O encarte tem uma particularidade, pois descreve o perfil cultural de cada um dos 12 grupos abordados na coletânea, possibilitando o uso didático do conteúdo por alunos das escolas públicas da região. Os textos e revisões ficaram por conta de Monaliza Brito e Marcos Moraes e Tereza Soares. A produção musical ficou por conta do Centro Cultural Farol da Vila e a coordenação geral do projeto é do empreendedor cultural Marcos Moraes.


Pioneiro em defesa do coco como movimento da cultura popular de raízes, o Encontro Pernambucano de Coco vem sendo produzido a dez anos, numa localidade com vocação natural e tradição secular - Pontezinha, gerando sementes em diversos segmentos da cultura como formação e capacitação, com as oficinas culturais do Coco de Pontezinha, que se deslocaram do festival e agora neste ano, em abril formou suas primeiras turmas de artesanato, percussão, dança e musicalidade, o projeto teve a duração de nove meses, como também no campo do audiovisual, das ates visuais, da discussão, através de fórum e palestras, e da feira cultural, para produtos produzidos pelos grupos culturais.


A Realização do CD Coletânea do Encontro Pernambucano de Coco – vol. 1 possibilitou o ínicio da formação e docunebtação da memória musical através de um banco de áudio dos grupos de coco da região. Até o momento já existem 03 volumes produzidos (cd master) e documentados nos encontros de 2005, 2006, 2007. O projeto também oportunizou a inclusão no mercado musical de grupos sem visibilidade na cena, mais de extrema importância no contexto cultural, como também a doação de 100 (cem) CDS a cada um participante deste primeiro volume.


O Encontro Pernambucano de Coco completará agora em novembro de 2008, dez anos do projeto, e esta 10º edição será apresentado pela Petrobrás e contará com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura, Governo Federal, e incentivo do IMS - Istituto Moreira Sales, BNB – Banco do Nordeste, Centro Cultural Banco do Nordeste, e com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Lazer, a realização será do Centro Cultural Farol da Vila.


O projeto do CD Coletânea contou também com o apoio da empresa pernambucana Credimóveis Novolar.


Maiores Informações:
http://www.encontropernambucanococo.blogspot.com/
E-mail – faroldavila@hotmail.com / encontropecoco@hotmail.com
(81) 9116.0088

Nenhum comentário: