ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO

domingo, 6 de setembro de 2009

10º ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO

PETROBRAS APRESENTA !

Outdoor do encontro (I).

Marcos Moraes (organizador da iniciativa).

Após o último dia do 10º Encontro Pernambucano de Coco - 2008, Pontezinha nunca mais foi a mesma !

Outdoor do encontro (II).
O 10º Encontro Pernambucano de Coco aconteceu de 25 a 30 de novembro de 2008, e teve como patrocinador oficial a Petrobras e Ministério da Cultura, através do Instituto Moreira Sales (RJ), o IMS é o instituto referência da música popular brasileira e possui as coleções musicais de Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga, e estas instituições possibilitaram o espetáculo que aconteceu drante seis dias naquela humilde localidade, mais de extrema importância para o coco brasileiro, nordestino e pernambucano. Pontezinha até hoje vive dias memoráveis após a comemoração de dez anos desta iniciativa. Foram quatro estados participantes (AL, PE, PB e RN), 23 apresentações artísticas, oficinas de formação (percussão, artesanato, transmissão, dança, musicalidade, cineclube), exposições de fotos e artesanatos do coco, audiovisual com o lançamento em primeira mão do DVD de Zé de Teté (Limoeiro-PE), roda de mestres e griôs (participação de 26 mestres da cultura popular do coco de raízes) e feira cultural. Várias momentos marcaram o 10 º Encontro Pernambucano de Coco, como a presença dos Pontos de Cultura (Coco de Umbigada, Estrela de Ouro de Aliança, Nação Xambá e Estrela de Lia de Itamaracá), Patrimônios Vivos estaduais (Selma do Coco-PE, Lia de Itamaracá-PE e Nelson Rosa-AL, Pontão de Cultura Canavial (Afonso Oliveira-PE,), brincantes, mestres, artistas, pesquisadores, turistas, FEPEC (Federação de Cineclubes de Pernambuco), Fundarpe (Fundação do Patrimônico Histórico e Artístico de Pernambuco, Renato da Costa do IMS - Instituto Moreira Sales (RJ), os grupos culturais de Pernambuco - Selma do Coco (Olinda), Lia de Itamaracá (Itamaracá), Bongar (Olinda), Coco Popular (Aliança), Aurinha e o Grupo Rala Coco (Olinda), Zé de Teté (Limoeiro), Galo Preto e o Tronco da Jurema (Recife), Dona Cila e seus pupilos (Olinda), A Cocada (Olinda), Caju (Aliança), Coco de Umbigada (Olinda), Coco de Pontezinha (Cabo), Ferrugem (Olinda), Coco Renascer (Cabo), Fethxa (Águas) ,Coco de Goitá (Cabo), Zé Neguinho (Recife), Coco de Dié (Cabo), Samba de Coco Raízes (Arcoverde), Toadas de Pernambuco (Cabo), da Paraíba Rouxinol (Aroeiras), Coco do Mestre Benedito (Cabedelo), Coco e Ciranda Raio de Sol (Jacaré) e de Alagoas Coco do Mestre Nelson Rosa (Arapiraca).

Front-banner oficial do projeto.
Palanque do Coco.
Oficina de percussão.

Oficina de transmissão de saberes.

Oficina de Cineclube.,


Oficina de artesanato


Oficina de dança e musicalidade.


Exposição do artesanato do coco.


Exposição de fotos.


O Encontro Pernambucano de Coco hoje é uma realidade ! No ínicio do projeto, em 1998, existia apenas o Mestre Goitá, em Pontezinha, e todo mundo participando dele, hoje são quatro matrizes culturais distintas, além do resgate do Coco do Mestre Zezinho Varelo, a raiz do coco de Pontezinha e também o nascimento do Coco Renascer Mirim, tendo a frente o filhos de Roberto Cocada, sobriho do mestre Zezinho (in memoriam).



Roda de mestres e griôs (I).


Roda de mestres e griôs (II).


Roda de mestres e griôs (III).


Roda de mestres e griôs (IV).


O Encontro Pernambucano de Coco é pontinho de cultura lúdico. A quantidade de crianças, atualmente participando do movimento é enorme e eles tomoram conta da bricadeira, isso só foi possível ao aspecto favorável da potencialidade cultural local (berço do coco pernambucano), do pertencimento dos moradores e do projeto que vem proporcionando a manutenção e preservação desta vocação local, através de seus apoiadores.



Outdoor do encontro (III).
3º dia de show - Ludicidade total no Palanque do Coco.

Coco Renascer Mirim.

As crianças participam de verdade.

Meninas da comunidade no samba de coco.

O Coco lá em Pontezinha é de pai para filho.

É realmente incrível a participação das crianças !

A dança do Coco de Pontezinha tem característica própria.

Documentação e registros de tudo.

Feira de produtos culturais (I).

Feira de produtos culturais (II).
Equipamento de som fly e gravação do áudio ao vivo. Os mestres da Cultura Viva.
Tudo na mais absoluta paz. Shows antológico s. O público vem crescendo a cada encontro . A casa está cheia ! Equipamentos de última geração.





O público prestigiou mesmo.


Super-estrutura de palco, som (fly) e luz.


Gravação ao vivo do áudio dos grupos participantes.



A iluminação do palco foi profissional.

Geração de renda e aquecimento do comércio local.



Nenhum comentário: